frente_escola_monsa

História

A Escola Estadual Monsenhor Horta tem uma história rica e significativa, originando-se da S.A. Sociedade Pró-Educação em 1935, com o objetivo de instalar uma Faculdade de Comércio em Conselheiro Lafaiete. Inicialmente, foi criado um curso preparatório para o curso Técnico de Contador de nível superior. Seus fundadores foram os professores Alcides Rodrigues Pereira, Manoel Martins de Almeida e Jacintho Margarida Gomes.

Em 1936, foi criado o ginásio Monsenhor Horta, anexo à Faculdade de Comércio de Conselheiro Lafaiete, oferecendo novos horizontes para os estudantes da cidade e região, preparando-os para cursos superiores como Medicina, Engenharia e Direito. Antes disso, o único ginásio na cidade era o Queluziano, fechado em 1931.

Em 1938, o Prefeito Municipal Dr. Mário Rodrigues Pereira sancionou a lei que tornou a escola municipal. A escola funcionava em regime de internato para alunos de fora da cidade, com Dr. Guilherme de Azevedo Lage como preceptor e Dr. Astor Vianna como diretor.

Em 1964, a escola passou para o estado, sendo chamada E.E. “Narciso de Queirós”. Em 1967, o Prefeito Dr. Abel de Rezende Dutra reabriu o Colégio Monsenhor Horta. Em 1979, o Prefeito Dr. Pedro Silva construiu um novo prédio na Rua Pernambuco 502, Bairro Jardim América. Em março de 1985, o estabelecimento foi estadualizado durante o mandato do Prefeito Dr. Vicente de Faria Paiva.

A partir de 2023, a escola iniciou os cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Logística, ampliando ainda mais sua oferta educacional. E, a partir de 2025, a escola passará a contar com novos cursos técnicos, prometendo mais novidades em breve.

A escola tem o objetivo de formar jovens preparados para contribuir com o país e o mundo, acreditando que um novo país será reconstruído pelas diferenças e esperanças dos jovens.